Edifícios de Multiplos Andares


EDIFÍCIOS DE MULTIPLOS ANDARES

A construção de edifícios de multiplos andares no Brasil utilizando sistemas estruturais mistos vêm crescendo rapidamente nos últimos anos.

Com a publicação da revisão da NBR 8800 em 2008 e a maior disponibilização de perfis “W” e “HP” da Gerdau em todo o território nacional, a utilização de estruturas metálicas e, consequentemente de estruturas mistas, vêm crescendo de forma acelerada.

 

VANTAGENS

Entre as vantagens da utilização de estruturas metálicas e mistas na construção de edifícios de multiplos andares estão o prazo menor de obra, com relação aos sistemas estruturais convencionais, bem como a redução ou até eliminação de fôrmas e escoramentos.

Tais estruturas estão sendo utilizadas na construção de edifícios comerciais, lojas, shopping centers, escolas, stands de vendas, edifícios-garagem e uma grande variedade de estruturas onde o prazo “curto” da obra é um fator importante para o resultado do empreendimento.

Em edifícios de multiplos andares com altura superior a 12m a estabilidade da estrutura, face à esforços horizontais como vento, normalmente é garantida pelos pilares-paredes dos poços de escada e elevador, ou pela utilização de contraventamentos verticais metálicos.

Nos pisos dos pavimentos são tipicamente utilizadas soluções em vigas metálicas mistas com conectores tipo “stud-bolt” e lajes com fôrmas de aço incorporadas tipo “steel-deck”, com espessuras entre 12cm e 15cm.

A NPE desenvolve o projeto do sistema estrutural completo da edificação, incluindo os projetos da estrutura metálica , os projetos das estruturas mistas em aço-concreto e os  projetos das estruturas de concreto para fundações e núcleos de escada e elevadores.

 

multi1 multi4 multi3 multi2