Projeto Estrutural


PROJETO ESTRUTURAL

O projeto estrutural, às vezes chamado de cálculo estrutural, é o trabalho desenvolvido pelo engenheiro calculista que consiste no dimensionamento da estrutura e no conjunto de desenhos dos elementos “principais” da mesma, tais como: fundações, pilares, vigas e lajes, mostrando dimensões, níveis, ligações, características e detalhes destes elementos.

Na elaboração do projeto estrutural os elementos que compõem o sistema estrutural são dimensionados em função dos materiais dos quais são constituídos (ex.: concreto, aço, madeira, alumínio, etc.) e dos esforços a que serão submetidos durante a utilização e a vida útil da estrutura.

Deve-se buscar a utilização de materiais, técnicas construtivas e métodos de fabricação disponíveis no mercado, que resultem em soluções de engenharia viáveis tanto em custos como em prazos e que também atendam aos requisitos de arquitetura, durabilidade e utilização.

 

PRINCIPAIS ETAPAS DO PROJETO ESTRUTURAL

A elaboração do projeto estrutural pode ser dividida em algumas etapas principais, sendo elas:

 

OBJETIVOS

Baixo custo de construção, prazo de execução viável, performance adequada e durabilidade da estrutura, no ambiente em que está inserida, são os principais objetivos de um projeto estrutural prático e econômico.

A NPE têm larga experiência na elaboração de projetos para estruturas metálicas, estruturas mistas em aço-concreto e estruturas de concreto armado.