Projeto de Estruturas de Concreto


PROJETO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

O projeto de estruturas de concreto armado é basicamente aproveitar a excelente resistência à compressão do concreto, bem como sua durabilidade, com a resistência à tração e a trabalhabilidade dos vergalhões de aço.

A construção de estruturas com elementos principais, tais como: pilares, vigas e lajes em concreto armado é o processo mais utilizado em todo o Brasil.

No Brasil é usual denominar de “estrutura em concreto armado convencional” toda e qualquer estrutura construída com concreto armado moldado “in-loco”.

O resultado é um material que tem como vantagens poder assumir qualquer forma com rapidez e facilidade, além de proporcionar ao metal proteção contra a corrosão, garantindo durabilidade.

Uma das principais vantagens de se optar por uma estrutura em concreto armado é a enorme disponibilidade de materiais e mão-de-obra no mercado brasileiro.

A utilização de elementos em concreto pré-moldado vêm sendo largamente utilizada em obras de maior porte, nas quais os prazos são mais curtos e o controle de qualidade de fabricação e montagem é mais rigoroso.

Especialmente em obras industriais, tanto para edificações de processos ou para armazéns logísticos, a utilização de elementos como: pilares e vigas em concreto pré-moldado, bem como a utilização de lajes alveolares, proporcionam excelente “custo-benefício”.

Projeto de Estruturas de Concreto

Os projetos estruturais elaborados no Brasil devem atender as prescrições das seguintes normas técnicas da ABNT:

NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto

NBR 9062 – Projeto de Estruturas de Concreto Pré-Moldado