Projetos de Estruturas de Concreto


PROJETOS DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

O conceito principal em projetos de estruturas de concreto armado é basicamente aproveitar a excelente resistência à compressão do concreto, bem como sua durabilidade, com a resistência à tração e a trabalhabilidade dos vergalhões de aço.

A construção de estruturas com elementos principais (pilares, vigas e lajes) em concreto armado é o processo mais utilizado em todo o Brasil.

No Brasil é usual denominar de “estrutura em concreto armado convencional” toda e qualquer estrutura construída com concreto armado moldado “in-loco”.

O resultado é um material que tem como vantagens poder assumir qualquer forma com rapidez e facilidade, além de proporcionar ao metal proteção contra a corrosão, garantindo durabilidade.

Uma das principais vantagens de se optar por uma estrutura em concreto armado é a enorme disponibilidade de materiais e mão-de-obra no mercado brasileiro.

As ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO executadas no Brasil bem como os projetos de estruturas de concreto armado devem atender as prescrições das seguintes normas técnicas da ABNT:

NBR 6118:2003 – Projetos de Estruturas de Concreto

NBR 9062:2006 – Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado

NBR 14931:2004 – Execução de Estruturas de Concreto