Avaliação Técnica de Projetos


Avaliação Técnica de Projetos

A Avaliação Técnica de Projetos também é conhecida como Controle de Qualidade de Projetos (CQP).

O projeto estrutural tem profunda e imediata implicação em segurança, economia e durabilidade das construções, devendo atender a todos os requisitos de qualidade e conformidade previstos nas normas técnicas aplicáveis.

Sendo assim, os projetos possuem, intrinsicamente, uma complexidade inevitável, pois necessitam atender a aspectos técnicos e de economicidade, sendo de grande importância que a qualidade técnica dos serviços relacionados a projetos estejam asseguradas, tornando de extrema relevância a Avaliação Técnica de Projetos.

A Avaliação Técnica de Projetos compreende serviços de análise crítica de desenhos e especificações realizados antes, durante ou após a execução de uma estrutura, no sentido de garantir que os requisítos mínimos de qualidade e conformidade previstos nas normas técnicas estão sendo atendidos.

Para realizar uma Avaliação Técnica de Projetos, a NPE normalmente realiza os seguintes procedimentos:

Tal análise pode ser realizada em paralelo ao projeto ou após a conclusão do projeto ou estrutura.

Quando a estrutura é projetada em conformidade com as respectivas normas técnicas, o resultado da avaliação de projeto geralmente é a “Liberação para Fabricação da Estrutura” ou a “Liberação para Construção”, sendo tal avaliação realizada por pessoal técnico especializado.

cqp1